segunda-feira, fevereiro 21, 2005

A Argentina é um país de hemisfério sul, vertente ocidental, mas é preciso lembrar-nos que estamos na América Latina. A maior parte do tempo acho que estou na Europa algures entre a Espanha, França e Itália, e outras acho que estou nos subúrbios dos Estados Unidos.
Resolvi ver a província (nao que Buenos Aires esteja mal, mas e pouco pra dez dias), e para isso fomos todos a La Plata, uma cidade a 70 km daqui que, dizem os guias " é uma fiel réplica da típica cidade argentina". Ora, isto só pode ser verdade se a típica cidade argentina estiver pejada de monumentos e for tao planificada que foi feita por encomenda.
É que a dita cidade é um quadrado urbano (uma estrada de circunvalacao), com ruas paralelas e perpendiculares, estilo versao gigantone da baixa lisboeta, e entrecuzada por diagonais que cortam a cidade. Nos mapas, e vista do ar, parece uma teia de uma aranha maníaco-obsessiva que se apaixonou pela geometria descritiva.
Para adicionar o toque típico, as ruas sao numeradas, e os terrenos fora do quadrados sao milhares de casas geminadas, em ruas tambem elas todas paralelas, perpendiculares ou diagonais, com o mesmo jardim, a mesma piscina e o mesmo jardineiro competente e industrial.
Belissima cidade para viver, e tudo very tipical, portanto. Mas há um pequeno elemento que nos lembra que estamos na America do Sul. A cidade e uma das 10 maiores da Argentina, mas ficamos num dos melhores hoteis que me foi dado ver por 1200 paus a cabeça. A que se seguiu uma jantarada indescritivel num dos 3 melhores restaurantes da cidade (vinho mais caro, prato mais caro, varias vezes os dois, coroado com uma sobremesa inventado por nós, depois distribuido por nós a todo o restaurante e coroado com rodada geral para a mesa dos simpaticos senhores que faziam 50 anos de casados) pela inefavel quantia de 85 pesos, o que dava 21 pesos a cada um, uns fabulosos 6 euros e meio. E, claro, uma volta pela cidade com taxi, para onde quer que fosse, nunca passava 1 euro, no total.
Daí que seja para mim espantoso que La Plata tenha o campeao e o vice-campeao mundial de Tuning. Imaginem um Peugeot 206, estilo Colin McRae, todo cromado à descriçao do freguês, naturalmente rebaixado, com aileron atras, a frente e de lado (também nao sabia que era possivel), couro preto com a imagem do dono estampada, tabelier personalizado e com estofos vermelhos vivo, aquele sistema de som em todo o carro... Mas o fundamental era a luz azul, também já visível em Portugal, mas nunca nesta escala. O carro nao so os tinha a frente (banal), como parecia flutuar (classico, com a preciosidade de as jantes serem do azul das luzes) como, nao sei de que forma, os emitia a sua volta. Isto sem me referir a imitacao de motor de aviao a levantar voo.
Genial nao?
Era o vice-campeao.
A vida e barata, pelo que presumo que nao tenham dinheiro, mas tambem se o que têm o gastam assim, merecem todas as crises e ditaduras militares que lhes aconteceram.
PS: este post está uma merda, longo e sem piada. Mas tou com sono e nao sei o que possa escrever quando estiver no Uruguai.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei se sabes a definição, julgo que inventada pelos brasileiros, de argentino ? Então é assim : é um italiano que fala espanhol mas gostava de ser inglês. Será que confere com as tuas impressões ?

Vais ao Uruguai e a Iguaçu ? Acho bem e....cada vez é maior a inveja.

Pelos vistos já tens noticias aqui do burgo, mas sempre te digo que há alguns anos que as eleições não eram tão participadas ( e disso deu conta a baixa taxa de abstenção ). Quanto ao Santana, continua palhaço até ao fim : então não é que o homem, depois de uma derrota daquelas, não se demitiu ! Eu acho que ele aí por essas paragens devia ter sucesso, não ? O Portas, esse apresentou a demissão, embora eu tenha duvidas se o partido não vai pedir para ele ficar.

Quanto ao " vencedores " o panorama também dá que pensar. O BE ameaçou o PS de montes de coisas se ele não fizesse outras tantas....não deve ter percebido que o PS teve maioria absoluta! A CDU disse que tinham ganho mas não percebiam como é que o povo tinha dado a maioria ao PS ! Finalmente o Sócrates começou o seu primeiro discurso ao país, depois da vitória, pela seguinte frase : " Camaradas e amigos conseguimos, conseguimos ". Como disse !?

Na continuação do " milagre " de ontem, hoje choveu...mas só um bocadinho ( já está sol outra vez ), não fosse a malta achar que a coisa agora se ía compor ! Enfim, tudo na mesma.

Bjs

Gija