terça-feira, março 06, 2007

Lisboa a capital mais barata da Europa Ocidental?

"Lisboa é a grande cidade mais barata da Europa Ocidental, com um custo de vida inferior em 17 por cento ao de Nova Iorque, a cidade que serviu de referência (base 100) para o inquérito realizado pela unidade de informação (EIU) do grupo Economist.", diz o Público de hoje.
Mas não é nada barato para quem vive cá: se o custo de vida (em dólares) em Lisboa é inferior em 17%, ao custo de vida em Nova Iorque, a verdade é que o rendimento per capita em Nova Iorque é 388% do rendimento per capita português.
Logo, mesmo sabendo-se que o PIB per capita em Lisboa é muito maior que o português (sejamos simpáticos e digamos que é o dobro: US$ 38,888), a verdade é que o nova iorquino médio ganha aproximadamente o dobro do que o lisboeta médio recebe.
Em suma, o custo de vida do lisboeta, em paridade de poder de compra, é 66% superior ao custo de vida de um nova iorquino. Virado ao contrário, se vivesse em Nova Iorque e ai comprasse o bem x, este custaria, em proporção ao seu rendimento, um terço mais barato do que se vivesse e comprasse o mesmo bem x em Lisboa.
Claro que se viver em Nova Iorque e vier fazer turismo em Lisboa, a vida seria ainda mais barata em 17%. Mas é isso que o estudo mede.

Sem comentários: