quarta-feira, março 07, 2007

Continuando uma conversa



Já alguma vez se perguntaram porque é que só há 3 cores primárias (há quem diga 4)? Claro que não, mas ficam a saber.



Na realidade, as cores não existem: a luz possui um espectro de oscilação (ou seja, simplificando e dizendo disparates, a luz vibra em ondas, como o som, os sinais de rádio e outras frequências electromagnéticas), mas não tem nenhuma propriedade que possa ser definida como "cor".



Ao mesmo tempo, sabemos que do magenta, azul e verde (no caso de emissão de luz) ou do magenta, azul e amarelo (no caso de reflexão de luz) podemos retirar todas as cores. Como se explica isto?



Simples: se as cores não existem per se, a sua percepção é uma construção nossa. Possuimos células na retina que captam certo tipo de frequências luminosas (mas não outras, como a luz ultravioleta). A generalidade dos seres humanos possui três tipos de células, que identificam uma cor primária cada uma . Algumas excepções, normalmente em mulheres, possuem quatro tipos de células, que identificam ainda outra cor primária.



A partir destas o cérebro processa a informação e constrói todas as outras cores. Logo, e no caso da pintura (luz reflectida) se misturarmos um bocado de magenta, azul e amarelo obtemos preto. O preto não existe: o nosso cérebro é que está a receber três tipos de frequências luminosas e a "construir" o preto.




Espero que tenham ficado mais instruidos. Mal não vos faz

Sem comentários: