domingo, janeiro 22, 2006

Modelos de Vida - Gengis Khan

Filho de um chefe tribal mongol, teve de combater para chegar ao comando da tribo. Depois, teve de combater para conseguir, pela primeira vez na História, unir as tribos mongóis. Depois, à falta de melhor, conquistou o mundo.

Começou pela China, que conquistou em dois anos (afinal, era ali ao lado), para exercer uma vingança pela subjugação dos mongóis durante os séculos. Depois mandou 20 mil homens conquistarem a zona que vai da China ao Irão, o que foi feito em 6 meses.

Na sequência disto, e suponho que para não se aborrecer, Gengis dividiu o exército em 2 e, sem conquistar terreno, invadiu o norte da Índia e o sul da Rússia, apenas para derrotar qualquer pessoa e exército que não o reconhecesse como legítimo senhor do mundo.

Dois dos seus generais tiveram liberdade para levar 20.000 e divertirem-se com eles. Derrotaram, e acabaram por conquistar a Anatólia (Turquia), todos os territórios Russos até tão a norte e ocidente como a Ucrânia, e todos os territórios à volta do Mar Cáspio.

Tendo morrido aos 65 anos, os seus descendentes (que dividiram o Império em 4 regiões administrativas autónomas) conquistaram o Sultanado em Bagdad, e com ele todo o território que vai do Iraque à Turquia e todo o Médio Oriente; ocuparam toda a Coreia, o Vietname e a maior parte da Indochina. Ao mesmo tempo que derrotaram os exércitos germânicos, polacos e húngaros e se preparavam para conquistar a Europa, invadiram o Japão. Só não o conseguiram porque houve uma pequena guerra civil para decidir quem mandava no Império.

Império Mongol 1300-1400

Pontos fortes:

Era eficiente. Dominou o maior império territorial de que há memória, e conquistou-o literalmente sozinho, depois de ter tido de sobreviver como nómada na infância. Era portanto, um self made man.

Levava uma vida austera, de trabalho e sem grandes comodidades.

Providenciou para que a sua família não ficasse sem meios de sobrevivência após a sua morte, garantindo os bens para o seu futuro bem estar.

Contras:

Tinha ligeiras tendências sádicas (afinal, conquistou a zona que vai do Irão ao à Turquia porque lhe atacaram uma caravana, e executou o líder dessa "zona" do mundo despejando-lhe prata a ferver pelos olhos e ouvidos dentro). Era cruel e sanguinário.

É porvável que tenha reprimido as expressões de descontentamento dos seus filhos, que provavelmente o sentiriam como emocionalmente distante e ausente.

Porque um modelo?

Conquistou o mundo.

Era um governante razoável.

Conseguiu o objectivo genético de garantir a subsistência da sua linhagem: para além das suas mulheres, tinha pelo menos 500 concubinas (fora violações e abusos sexuais normais em campanha).

Sabe-se hoje, por estudos genéticos, que 1 em cada 12 pessoas das áreas conquistadas descendem de um ancestral comum que viveu durante o período de vida de Gengis.

A nível mundial, 1 em cada 200 pessoas descende de Gengis.

Não é só um modelo... é possivel que seja um antepassado.